By Tanya Rodrigues. Tecnologia do Blogger.

Reflexos ou Nuances...Conhecendo cores primarias e secundarias

Na junção de duas cores frias (o verde e o azul), o reflexo de uma tende a anular o reflexo da outra e vice-versa. O mesmo acontece entre cores quentes.
Se ao contrário, juntarmos duas cores opostas como o amarelo (quente) e o azul (frio), o olho tende a criar uma visão bem distinta: ambas serão mais brilhantes e intensas.
Bom gosto e sensibilidade são essenciais para criar um resultado harmonioso.
No caso da coloração para cabelos o acoplamento das cores tem que ser criado em harmonia com os tratos somáticos do (a) cliente.
Na coloração pode-se intervir na cor do cabelo para valorizar com fortes contrastes os lineamentos do rosto. As características a serem harmonizadas em um rosto são muitas:
Olhos: quando se pintam os cabelos em uma tonalidade oposta e complementar, um leve reflexo quente será suficiente para dar luminosidade aos olhos.
Pele: com o passar do tempo, fica mais clara e um contraste forte demais com cores intensas e escuras tem que ser evitado. É preferível clarear o tom natural do cabelo para evitar contrastes muito fortes.



REFLEXO PRINCIPAL ..................................= ,5 Acaju
O último número indica :
REFLEXO SECUNDÁRIO...............................= 2 Irisé

8,52 = Louro Claro Acaju Irisé

O reflexo secundário reforça o reflexo principal.

8,3 = Louro Claro Dourado
8,33 = LouREGRAS:
O primeiro número indica :
ALTURA DE TOM .........................................= 8 Louro Claro
O segundo número indica :
ro Claro Dourado Quente

7,4 = Louro Cobre
7,44 = Louro Cobre Intenso
O zero, após a virgula, atenua o reflexo principal.
8,03 Louro Claro Natural Quente
8,01 Louro Claro Natural Prateado

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Tabela basica dos niveis de clareamentos.

Altura de tom das
cores utilizadas
Grau de clareamento
Fundo natural ideal
máximo
1
Preto
Mordançagem
1 – 2 – 3
2
Moreno
Mordançagem
1 – 2 – 3
3
Castanho escuro
½ tom
2 – 3
4
Castanho
1 - 1 ½ tons
2 – 3 – 4
5
Castanho claro
1 ½ - 2 tons
3 – 4 – 5
6
Loiro escuro
2 tons
4 – 5 – 6
7
Loiro
2 - 2 ½ tons
5 – 6 – 7
8
Loiro claro
2 ½ - 3 tons
5 – 6 – 7 – 8
9
Loiro claríssimo
3 tons
6 – 7 – 8 – 9
10
Loiro claríssimo platina
3 - 3 ½ tons
7 – 8 – 9 – 10
Esta tabela depende da marca de cada produto!!

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Classificaçao das cores

TOM SOBRE TOM
Obtidos misturando o creme colorante tom sobre tom "sem amônia" pigmentos contidos na fibra capilar determinam a cor natural do cabelo, variando do preto intenso ao louro claríssimo . Existem dois tipos de pigmentos :
· DIFUSOS : com tons que vão do amarelo claro ao avermelhado.
· GRANULOSOS : com tons que variam do avermelhado ao preto intenso.
Quando predomina o pigmento granuloso temos cores mais escuras; no caso oposto teremos cores claras.

A COLORAÇÃO DOS CABELOS
Os sistemas de coloração artificial são classificados como :

PERMANENTES
Obtidas misturando o colorante  com a emulsão oxidante em creme .
O objetivo é modificar radicalmente a cor e a tonalidade natural do cabelo, obtendo uma cobertura total dos cabelos brancos.

 com o ativador de cor. O objetivo é obter uma coloração tom sobre tom e reflexos naturais, com uma ótima cobertura dos fios brancos, sem poder de clareamento .

SEMI PERMANENTE
Obtem-se através do tratamento colorante semipermanente, sem emulsão oxidante e sem amônia (cor direta) que podem criar reflexos brilhantes com uma duração de 7-8 lavagens seguidas.

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O que se deve saber mais sobre coloraçoes e decoloraçoes.


* É IMPOSSÍVEL CLAREAR OS CABELOS JÁ COLORIDOS USANDO UMA COR MAIS CLARA.
PRODUTOS DE OXIDAÇÃO - COMPOSIÇÃO E DINÂMICA DE AÇÃO
BASE OU SUPORTE: Serve para conter e veicular os outros componentes. Pode ser em creme, óleo , emulsão , etc.
SUBSTÂNCIAS COLORANTES: Estes componentes tornam-se colorantes, após a oxidação. São chamados intermediários e classificados como:
· PRIMÁRIOS: que determinam a altura do tom.
· SECUNDÁRIOS: que formam os reflexos e aumentam a fixação .
ALCALINOS (AMÓNIA): Tem uma dupla função: abrir as escamas do cabelo permitindo a penetração da cor e facilitar o desenvolvimento do oxigênio, eliminando o ambiente ácido no qual é estabilizado.
SUBSTÂNCIAS OXIDANTES: Emulsão Oxidante em creme. Provoca a oxidação das substâncias colorantes (intermediários) originando de tal maneira os pigmentos artificiais. Clareia também o pigmento natural .
SUBSTÂNCIAS DE TRATAMENTO: A aplicação destas substâncias proporcionará um cabelo forte, luminoso e sedoso, favorecendo também a tonalização da cor.
Os componentes desta coloração não possuem poder de colorir. A sua ação se verificará só em seguida a uma reação química, chamada OXIDAÇÃO.
Se obterão enfim tonalidades que ressaltarão em luminosidade, naturalidade, elasticidade e transparência .
A coloração por oxidação tem uma dupla ação simultânea: clareia e colore .
Toda coloração por oxidação clareia apenas cabelos virgens.
Caso o cabelo já seja colorido, é necessário fazer uma decapagem, ou seja, uma remoção da coloração anterior.
O respeito ao tempo de pausa é fundamental para obter uma coloração correta e duradoura .

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Preparaçao correta para uma coloraçao perfeita.

Quantidade de creme colorante X emulsão oxidante: DILUIÇÃO 1:1,5
Exemplos de diluições corretas:
Para cada 100 ml de creme colorante, misturar 150 ml de emulsão oxidante .
Para cada 50 ml de creme colorante , misturar 75 ml de emulsão oxidante.

- RESULTADOS -
CORRETA DILUIÇÃO = RESULTADO PERFEITO:
TOTAL COBERTURA
TOM
NATURALIDADE
MINOSIDADE
COM MUITO OXIDANTE = RESULTADOS DIFERENTES :
MENOS COBERTURA
TOM MAIS CLARO
MENOS DURABILIDADE DA COR
REFLEXO MENOS INTENSO
COM POUCO OXIDANTE = RESULTADOS DIFERENTES:
TOM MENOS INTENSO
MENOS NATURALIDADE
REFLEXOS MAIS OPACOS
MENOS LUMINOSIDADE

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COMO ESCOLHER A EMULSÃO OXIDANTE

10 VOLUMES: Para escurecer 1 tom e pintar cabelos descoloridos ou tom sobre tom.
20 VOLUMES: Para cobertura de brancos, colorir tom sobre tom, clarear de 1 a 2 tons.
30 VOLUMES: Para clarear de 2 a 3 tons.
40 VOLUMES: Para clarear de 3 a 4 tons.
Utilizar os superclareadores para clarear mais de 4 tons.
Em bases 1 (preto) 2 (castanho) e 3 (castanho escuro), os pigmentos são mais numerosos, então o clareamento geralmente será meio tom mais baixo.
Exemplos: Oxidante de 20 VOL clareia aproximadamente 1 ½
Oxidante de 30 VOL clareia aproximadamente 2 ½



DIFERENTES MECANISMOS DE AÇÃO

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Tom sobre tom ou Coloraçao por Oxidaçao...

O mecanismo é sempre aquele da Coloração por Oxidação, mas na coloração Tom sobre Tom se utiliza uma formulação "sem amônia". Isto porque o agente alcalino utilizado tem um poder muito leve, não clareador. Ao mesmo tempo mistura-se com um revelador específico com um título de oxigênio mais baixo.
Devido a esta ação combinada, a coloração Tom sobre Tom age no cabelo sem modificar a altura do tom do fundo de base, obtendo-se resultados naturais, brilhantes, duradouros, que não desaparecem shampoo após shampoo.
Este tipo de coloração, indicado para todos os tipos de cabelos, garante uma cobertura com naturalidade dos brancos de até 50 %.
A DESCOLORAÇÃO
A descoloração é o clareamento da cor natural. Na descoloração os pigmentos presentes nas correntes keratínicas sofrem uma reação química, isto é, uma OXIDAÇÃO, deixando os cabelos mais claros. Trata-se na realidade de uma formação gradual de grupos cromíferos (portadores da cor) em GRUPOS INCOLORES.
A oxidação dos pigmentos se verifica unicamente por ação do oxigênio que se desenvolve com a "decomposição" da água oxigenada. Tal decomposição acontece só em ambiente alcalino, que permite inflar as escamas do cabelo e favorece o desenvolvimento do oxigênio contido no oxidante.
CLAREAMENTO NATURAL
Também na natureza existe a possibilidade de clarear os cabelos . Por exemplo a água, o ar e o sol podem agir no cabelo fazendo aparecer reflexos quentes .
A coloração por oxidação age ao mesmo tempo:
1. Clareando,
2. colorindo o cabelo.
Os componentes no processo de coloração são:
AMÔNIA, OXIDANTE e os PRECURSORES DA COR.
A amônia tem duas funções fundamentais. Tem que inflar a fibra do cabelo, isto é, abrir as escamas de maneira tal que permita a penetração dos precursores e libera o oxigênio contido no oxidante.
O oxidante deve agir nos pigmentos naturais do cabelo de tal modo que possa clarear por oxidação e também tem que oxidar os precursores da cor, para desenvolver as substâncias colorantes.
Os precursores, penetrando no interior do cabelo, devido a ação da amônia e do oxigênio, começam a desenvolver os colorantes que ficam no interior da fibra ‘’Keratínica’’. Isto explica a cobertura dos cabelos brancos e a ótima durabilidade nas lavagens das colorações por oxidação. Estes dois grupos interagem para criar a cor.
Paralelamente à ação colorante acontece um processo clareador, isto é, uma ação de atenuação da cor natural do cabelo. Como foi dito anteriormente, tal clareamento é causado pelo oxigênio contido no oxidante, que dissolve em parte as melaninas naturais do cabelo.



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Procedimentos feitos em fios brancos,ausencia de melanina...






% CABELOS BRANCOS
REFLEXO OU FANTASIA
FUNDAMENTAL OU BASE
0-20
1
¾
20-40
3/4
1/4
40-70
1/2
1/2
70-100
1/4
3/4

 ANÁLISE TÉCNICA DO CABELO
Observando o cabelo, devemos avaliar algumas características com cuidado:
· Percentual de cabelos brancos na área frontal.
· Cor do cabelo.
· Altura do tom selecionado (resultado final procurado).
Para conseguir uma cobertura total dos cabelos brancos e obter uma altura de tom natural temos que considerar :
Percentual de cabelos brancos BAIXA (até 30%), utilizamos uma cor cerca de UM TOM MAIS CLARO que a cor natural;
Percentual de cabelos brancos MÉDIA (até 60%), utilizamos uma cor IGUAL à natural;

3. Percentual de cabelos brancos ALTA (além de 70%), utilizamos uma cor cerca de UM TOM MAIS ESCURO que a cor natural.
E’ necessário analisar a natureza do cabelo porque em presença de cabelos oleosos, porosos ou danificados será necessário utilizar técnicas mais aprofundadas para obter resultados perfeitos.
Aplicar em cabelos secos e não lavados.
Dividir os cabelos em quatro seções, seguindo uma linha imaginária da frente até a nuca e outra de uma orelha até a outra.
Começar a aplicação pela área com mais cabelos brancos. Se não houver diferenças visíveis, começar pela nuca.
Distribuir a pasta colorante com um pincel em partes de cabelo de ½ cm de espessura.
APLICAÇAO:
A aplicação pode ser total, sendo esta aplicação em cabelos naturais, ou limitada às raízes, chamada neste último caso de aplicação de retoque.
No caso da aplicação em cabelos naturais o produto é distribuído no comprimento e nas pontas do cabelo. Depois de cerca de 10 minutos se procede novamente distribuindo nas pontas, raízes e comprimento.
No caso da aplicação de retoque o produto é aplicado somente nas raízes, sempre considerando o estado do comprimento e das pontas do cabelo.





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Corretores de reflexos...

Os corretores  são instrumentos muito úteis que permitem ressaltar ou atenuar um reflexo.
Para ressaltar um reflexo, utiliza-se o corretor correspondente, segundo a tabela :
AMARELO
,3 – DOURADO
VERDE
,7 – MATE (VERDE )
AZUL
,1 – PRATEADO
ROXO
,2 – IRISÉ
VERMELHO
,6 – RUIVO
A quantidade de corretor a ser misturado com a nuance selecionada varia de acordo com o resultado final (reflexo) desejado.
Exemplos :
· Para acentuar uma cor de reflexo RUIVO (6), adiciona-se o corretor VERMELHO;
· Para acentuar uma cor de reflexo DOURADO (3), adiciona-se corretor AMARELO;
· Para acentuar uma cor de reflexo IRISÉ (2), adiciona-se o corretor ROXO.
Para cancelar um reflexo não desejado, aplica-se no cabelo o corretor, misturado com água oxigenada de 10 ou 20 volumes em diluição de 1 (uma) parte de corretor com 1 e ½ (uma e meia) parte de água oxigenada. Dependendo da porosidade do cabelo, pode-se adicionar na mistura também a água.
Na escolha do corretor para anular um reflexo, precisamos levar em consideração o princípio da colorimetria descrito anteriormente. Cada cor primária em oposição à sua secundária se anula.
Exemplos:
· Para anular um reflexo VERDE, utiliza-se o corretor VERMELHO;
· Para anular um reflexo AMARELO, utiliza-se o corretor ROXO;

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Clareadores "neutros"

NEUTRO, corretor da nova geração permite clarear qualquer nuance em até um tom.
Exemplos:
1.) Misturando 1 (uma) parte de neutro + 2 (duas) partes de louro natural n° 7 + 4 e ½ (quatro partes e meia) de Emulsão Oxidante em Creme , obtém-se uma coloração de meio tom mais clara que o louro natural n° 7. Ou seja, com 20 ml de NEUTRO misturamos 40 ml de louro n° 7 = 60 ml de tinta, mais 90 ml de Emulsão Oxidante , obtém-se uma coloração meio tom mais clara do que o n° 7 ( louro natural ).
2.) Misturando 1 (uma) parte de NEUTRO + 1 (uma) parte de louro natural n° 7 + 3 (três partes) de Emulsão Oxidante, obtém-se uma coloração 1 (um) tom mais clara do que o n° 7 (loiro natural). Ou seja, com 40 ml de NEUTRO misturamos 40 ml de louro n° 7 = 80 ml de tinta, mais 120 ml de Emulsão Oxidante , obtém-se uma nova coloração de um tom mais clara que o n° 7 ( louro natural ).
Por não conter pigmentação e consequentemente sem capacidade de cobertura, aconselha-se utilizar o neutro apenas para abrir (clarear) até ½ (meio) tom.
O NEUTRO pode ser usado com qualquer nuance, exceto os SUPERCLAREADORES: 10.0 - 10.3 - 10.13 - 10.1. 11.o 11.3 11.13
É também utilizado para render as tonalidades RUIVAS mais brilhantes.
Exemplo:
40 ml de 5.56 ( castanho claro ruivo veneziano ) com 10 ml de NEUTRO e 75 ml de Emulsão Oxidante.
O NEUTRO, além de clarear qualquer nuance da gama em até um tom, pode ser usado misturado com ÁGUA OXIGENADA de 30 ou 40 volumes para obter mechas maravilhosas ou luzes.

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Saiba mais sobre descoloraçao e decapagem.

CLAREAMENTO
O poder de clareamento de um produto não é determinado pelo título da água oxigenada (10-20-30-40 Volumes), mas pelo seu grau de alcalinidade e tempo de aplicação .
10.0 / 11.0
LOURO CLARISSIMO / LOURO CLARISSIMO EXTRA
10.3 / 11.3
LOURO CLARISSIMO DOURADO / LOURO CLARIS. DOURADO EXTRA
10.13 / 11.13
LOURO CLARISSIMO BEGE / LOURO CLARIS. BEGE EXTRA
10.1
LOURO CLARISSIMO PRATEADO ( CINZA )

Podem clarear de 4 (quatro) a 4 ½ (quatro e meio) tons, partindo da altura de tom 5.
A correta diluição para os superclareadores é 1 : 2,5 (UMA PARTE DE TINTA PARA DUAS PARTES E MEIA DE EMULSÃO OXIDANTE ) .
O tempo de pausa é de 45 minutos.
Exemplo:
Para 40 ml de tinta 10.13, utilizamos 100 ml de Emulsão Oxidante = DILUIÇÃO: 1:2,5.

Uma Emulsão Oxidante de volume dobrado com respeito a outra (20 VOL / 40 VOL), desenvolve uma ação clareadora um pouco maior, danificando mais a estrutura do cabelo .
O Pó Descolorante foi formulado para parar a ação clareadora depois de 60 minutos da aplicação. Superar este limite implica numa desnecessária sensibilização do cabelo sem obter resultado algum.
As técnicas de CLAREAMENTO são classificadas em :
DESCOLORAÇÃO (clareamento da cor natural do cabelo)
DECAPAGEM (clareamento da cor artificial do cabelo)

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As substancias químicas dos clareadores

BASE: Pode ser em creme, óleo, em pó ou emulsão. Serve para veicular os outros ingredientes.
SUBSTÂNCIAS ALCALINAS (AMÔNIA): Tem uma dupla função: em primeiro lugar abrir as escamas inflando o cabelo e secundariamente facilitar a penetração dos pigmentos, facilitando o desenvolvimento do oxigênio, eliminando o suporte ácido no qual é estabilizado.
SUBSTÂNCIAS OXIDANTES: Emulsão Oxidante em creme COLORDESIGN, descolore o pigmento natural, clareando assim os cabelos.
SUBSTÂNCIAS DE TRATAMENTO: Deixam os cabelos mais fortes, brilhantes e suaves após o tratamento.

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