By Tanya Rodrigues. Tecnologia do Blogger.

*Alisamento e relaxamento *Técnicas*


Técnicas de aplicaçao
ALISAMENTO E RELAXAMENTO
Entende-se por alisamento dos cabelos ou antionização ou procedimento pelo qual os cabelos ondulados ou crespos são alisados, de uma maneira durável, através da reestruturação do fio.
Os processos de alisamento e relaxamento podem ser executados tanto com hidróxidos,quanto com agentes redutores8tioglicolato).O profissional deve estar atento,pois os tipos de ativos são incompatíveis entre si.
No caso do procedimento com uso de agente redutor(tioglicolato),o profissional deve tomar alguns cuidados para obter o resultado esperado.Isto porque,diferente dos hidróxidos,este ativo necessita de um agente oxidativo(neutralizante)que fixará a nova forma.
No processo de relaxamento o cabelo deve ser processado de forma mais suave,pois o objetivo é preservar os cachos,apenas reduzindo seu volume.

Aplicação de 2% a 4% de Hidróxido de Sódio

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faça o teste de mechas.
4-Aplique creme protetor no couro cabeludo, testa, orelhas e nuca.
5-Divida o cabelo em 4 partes.
6-Aplique o produto com auxílio de um pente ou pincel, mecha por mecha, sem encostar no couro cabeludo. Inicie a aplicação  na nuca e finalize na região frontal, em sentido horário.
7-Trabalhe mecanicamente, penteando as mechas ou enluvando.
8-Aguarde o tempo necessário(determinado pelo teste de mechas)e enxague,de preferencia com água morna.Se houver algum tipo de irritação ,enxague com água fria que funciona como lenitivo,isto é,abranda e suaviza a ardência.
9-Use um reestruturador/recosntrutor,ou qualquer produto que contenha proteínas,com a finalidade de revitalizar profundamente os cabelos.Siga as instruções complementares da bula.

OBS.:
Essa aplicação poderá ser feita em duas etapas,de acordo com a habilidade do profissional.
1° Etapa:Os dois quadrantes localizados a região da nuca.
2° Etapa: Os dois quadrantes localizados na região frontal.
Em cada etapa o profissional deverá seguir a mesma sequencia de aplicação.


Aplicando acima de 4% de Hidróxido de Sódio

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faca o teste de mechas.
4-Aplique creme protetor no couro cabeludo, testa, orelhas e nuca.
5-Divida os cabelos em 8 partes.
6- Aplique o produto com auxilio de um pente ou pincel nas duas partes da nuca, sem encostar no couro cabeludo.
7-Penteie levemente a fim de distribuir em o produto, certificando-se que o produto não atingirá o couro cabeludo. O que restar no pente deverá ser reaplicado nos cabelos até o momento da lavagem.
8-Quando os cabelos se apresentam lisos e flexíveis, lavar as duas divisões com água morna ou fria.
9-Não molhe as outras divisões.
10-Prossiga a aplicação e todas as partes até o final.
11-Enxague,de preferencia com água morna.Se houver algum tipo de irritação,enxague com água fria que funciona como lenitivo.
12-Use um reestruturador/recosntrutor,ou qualquer produto que contenha proteínas,com a finalidade de revitalizar profundamente os cabelos.Siga as instruções complementares da bula.

Aplicação de produtos à base de Guanidina e Lítio

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faça o teste de mechas.
4-Aplique creme protetor no couro cabeludo, testa, orelhas e nuca(opcional).
5-Divida os cabelos em 4 partes
6-Aplique o produto com auxílio de um pente ou pincel em sentido horário começando pela nuca, sem encostar no couro cabeludo.
7-Trabalhe mecanicamente, começando  pela primeira divisão da nuca, por onde começou a aplicar o produto.
8-Aguarde o tempo necessário determinado pela bula e a reação dos cabelos. Evite ultrapassar o tempo determinado pelo teste de mechas.
9-Enxague e use reestruturador7recosntrutor,ou qualquer produto que contenha proteínas,com a finalidade de revitalizar profundamente os cabelos.
10-Siga as instruções complementares da bula.

Aplicação de Tioglicolato

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faca o teste de mechas.
4-Diivida os cabelos em 4 partes, de orelha a orelha, da região frontal à nuca.
5-Comece a aplicação com pente ou pincel, partindo da primeira parte na nuca, depositando o produto por todos os quadrantes. Apesar de não arder, evite encostar no couro cabeludo durante o processo de aplicação.
6-Retorne ao primeiro quadrante e trabalhe mecanicamente (enluvando-o).
7-Aguarde o tempo de ação descrito na bula ou indicado pelo teste de mechas.
8-Enxague muito bem e retire o excesso de água com uma toalha.
9-Aplique um reestruturador e deixe o cabelo agir por aproximadamente 10 minutos.
10-Enxague o reestruturador.
11-Aplique o neutralizante e deixe agir por 10 miinutos.
12-Enxague o neutralizante e siga as orientações complementares da bula do produto.
13-Enxague com shampoo e retive o excesso de água com uma toalha.Se possível use um shampoo indicador de uma linha de tioglicolato.

OBS:
É importante para a realização de um trabalho com Tioglicolato,que o profissional respeite sempre a direção nascente dos fios dos  cabelos e os redemoinhos.

ATENCAO
·         Se os cabelos esquentarem é sinal de que não foram bem lavados.Neste caso,enxague imediatamente,retire o excesso de água com uma toalha e neutralize novamente por mais 10 minutos.Lave com shampoo e condicione.Se possível use um creme sem enxague que contenha queratina e proceda a manutenção correspondente.
·         A utilização de uma linha de manutenção adequada e as visitas frequentes ao profissional de beleza para hidratação intensiva e corte das pontas(para fortalecimento dos fios)são indispensáveis ao sucesso do próximo relaxamento.Dietas,estress,uso de medicamentos,alterações hormonais e muitos outros fatores podem contribuir para uma diminuição de velocidade do cerscimento capilar,ou para o surgimento de fios frágeis e quebradiços.Estes podem ser facilmente detectados pelo teste de resistência.A avaliação do cabeleireiro e o teste de mechas são indispensáveis.

TEXTURIZACAO

É a técnica de relaxar suavemente cabelos muito curtos, geralmente usado nos cabelos masculinos.Aplica-se relaxante em todas as áreas da cabeça e solte os cachos.Trabalhe mecanicamente de acordo com o gosto do cliente.Finalize o processo de aplicação seguindo as instruções dos passos,8,9 e 10 para aplicações à base de guanidina e Lítio.
.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

*Transformaçao(FORMA)dos cabelos com quimicos


Os productos utilizados na transformacao seguem padroes químicos industriais específicos,que devem ser bem entendidos para o bom trabalho do cabeleireiro.Chamamos aqui esses elementos químicos de AGENTES DE TRANSFORMACAO.Os mais utilizados são os Hidróxidos(Lítio,Sódio,Potássio e Guanidina)e os AGENTES REDUTORES(Tioglicolato,Tiolactato e Tiometacrilato).Ambos são allinizantes (possuem pH acima de 7.Quando os cabelos sofrem uma transformação por AGENTES REDUTORES,dependem de um agente oxidativo.Este agente vem acondicionado nas soluções neutralizantes,isto é,soluções qiue contem substancias que estabilizam o potencial de hidrogênio nos cabelos e couro cabeludo. Sao eles o Peróxido de Hidrogênio-H2O2,o Bromato de Sódio e o Perborato de Sódio.

Ativos de Transformacao

HIDRÓXIDOS
Agem na abertura das cutículas dos cabelos,penetrando no córtex e transformando as ligações dissufidicas da cistina em ligações de lantionina.Esta classe de produtos não necessita de neutralizante.Após a retirada dos mesmos acrescente uma solução de pH ácido(shampoo ou condicionador)para fechar as cutículas e eliminar a alcalinidade residual.Podem causar incômodos e desconforto na pele humana,principalmente no couro cabeludo.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

* Agentes Redutores


Agem sobre as ligações de coesão da estrutura dos fios, tornando a fibra momentaneamente como um plástico amolecido sem elasticidade. As ligações são covalentes dissulfídicas (cistina)ou ligações de hidrogênio (salinas).
A quebra das ligações de cistina e da subsequente conduz a uma deformação permanente, que é a forma final que será dada aos cabelos. Através de estudos, é demonstrado que ,em qualquer condição de redução, o número de ligações rompidas não ultrapassam o percentual de 65% a 70%.
Após essa etapa, passamos para a fase da oxidação(neutralizante),permitindo a fixação da nova forma dos fios. Após a fase redutora, a oxidação restitui suas propriedades físicas iniciais ao refazer as pontes dissulfídicas entre cadeias de queratina, dando então a nova forma permanente dos cabelos.

ATENÇAO
Parte dessa cadeia não mais se religará,tornando as áreas da fibra capilar mais sensíveis à quebra.É importante lembra que a tarefa dos agentes redutores é amolecer os cabelos.A nova forma depende do trabalho mecânico(enluvar,pentear,enrolar).

 Compatibilidade

São compatíveis entre si produtos que contêm tioglicolato ou um outro agente redutor(ver TRANSFORMACAO).Esses agentes redutores,por serem alcalinos,abrem a cutícula do cabelo e agem no córtex.Cabelos tratados com tioglicolato não poderão  receber hidróxidos

alcalinos,devido à incompatibilidade química,causando quebra capilar.Para que se posa mudar o tratamento é necessário cortar todo o cabelo e aguardar o nascimento dos fios.
Incompatibilidade
Hidróxidos Alcalinos
Henna
Descolorante
Loções progressivas
Alisamento físico
Coloração com H2 O2 acima de 30 volumes
Henê(pirogalol)
NOTA
Neutralizantes
Geralm,ente são usados os que contém H2 O2(Peróxido de Hidrogênio) em pH ácido,em forma líquida opu viscosacom ou sem ação espumosa.Refazem as ligações dissulf´dicas e ainda fecham as cutículas.Alguns poderão conter Bromato de Sódio ou Perborato de Sódio
Tempo de ação :No relaxamento,de 10 a 15min.No permanete,10 minutos na 1° etapa e 5 minutos na 2° etapa
  


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

*Hidróxido de Guanidina

             
O Hidróxido de guanidina(imunouréia)nao existe sozinho.Ele é formado da mistura de um hidróxido adcionado ao Carbonato de Guanidina.Desta forma haverá uma reação de dupla troca,onde o hidróxido se transformará em Carbonato e o Carbonato se transformará em hidróxido atuante.
Exemplo:
Ca+Imunouréia-esta reação  perderá a sua estabilidade após período de 48 horas ou pelo período determinado na bula do produto.Após esse período o produto não surtirá efeito.
OBS: Esta classe de eproduto exige shampooo específico no final do processo.Todos os hidróxidos alcalinos possuem a característica de causar desconforto na pele humana.No entanto,o NaOH(hidróxido de sódio)possui esta característica mais acentuada.Os produtos de guanidina possuem eficácia e risco numa escala média.Evite manter contato com a pele.
Hidróxido de Sódio7Potássio-Possuem características que provocam maior irritação no couro cabeludo.Portanto,os produtos que contém os mesmos não devem entrar em contato com a a pele.Sua ação é rápida e eficaz,mas poderá causar destruição da fibra capilar se deixado por um período prolongado de exposição,principalmente nas formulações que possuem mais de 2%desses ativos.
Compatibilidade:
Todos os hidróxidos entre si.Exemplos:Sódio,Lítio,Potássio,Guanidina.
Incompatibilidade:
*Tioglicolato
*Tiometacrilatos
*Tiolactatos
*Henna
*Descolorante
*Loções Progressivas com componentes metálicos
*Alisamento físico.
*Coloracao com H2 O2 acima de 30 volumes
*Hené(pirogalol)
*Fenalfitaleina
*Vermelho de fenol

NOTA
·         Shampoo Neutralizantes
São, geralmente, usados em trabalhos com Hidróxido.Sua finalidade é fechar as cutículas dos cabelos recém-relaxados e eliminar os resíduos de alcalinidade. Nao funcionam com soluções  neutralizantes do tioglicolato. Sao shampoos de pH ácido com ou sem ingredientes de tratamento.
Modo de usar: após os cabelos limpos, aplique o shapoo até fazer uma espuma abundante e enxágue. Para maiores informações ler a bula do produto.
Existem ainda shampoos que funcionam com uma ação  de alerta na presença dos ativos de transformação (tioglicolato ou hidróxido alcalino)sobre os cabelos ou áreas da pele,mostrando a necessidade de lavar mais os cabelos para que os mesmos fiquem livres desses resíduos.Sao conhecidos como Shampoos Indicadores Específicos e seu uso é indispensável associado aos produtos à base de hidróxido como preventivo de irritação da pele a ação é rápida


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

*Divisao dos cabelos para secar

1-ESCOVA LISA (LONGOS E MÉDIOS)
 -Divisao simples de 4 partes Esta divisão é a mais simples
 .Divide-se em 4 partes e  começamos da parte posterior(nuca),subindo para o alto da cabeça.

Laterais:Sempre separando por mechas em linha reta no sentido para baixo,não esqueca de modelar as pontas para dentro ou para fora.



;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

2-DIVISAO 5 PARTE

Esta divisão é um pouco mais complexa,e serve para dar um leve topete à parte frontal

Posterior:Escove para baixo,modelando as pontas.
Laterais:Escove para baixo,modelando as pontas.
Frontal:Escove para frente,dando um leve topete e direcione para o lado escolhido pela cliente.



;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

3-ESCOVA MODELADA (longos e médios)

Esta divisão serve para os cabelos médios e longos que são repicados

Posterior:Escove os cabelos sempre na diagonal,modelando as pontas para fora.
Laterais:Escove os cabelos sempre puxando as mechas para frente e modelando as pontas para fora
Frontal:Escove sempre para frente para dar efeito de franja despojada.





;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  4-ESCOVA MODELADA CURTA

 Este caso é o mais complexo e por isso,quase todos os profissionais tem dúvidas.

 Posterior:Não há divisão exata,somente uma divisão que começa na região frontal e esse estende até a nuca.Escove em direção a linha traçada no meio     
 Laterais:Sempre modeladas para trás.                              
 Frontal:Metade das mechas para trás e metade para frente.



Obs:Gente me esforcei pra fazer esse desnho no paint rsrsrs


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

*Divisao da cabeça

                                                                   

A cabeca humana se divide em 6 partes

                                                           1-Frontal
2-Temporal Direita
3-Temporal Esquerda
4-Parietal Direita
5-Parietal Esquerda
6-Occipital

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

*Voce sabe escovar os cabelos

-Para retirar o aspecto quebradiço e arrepiado dos cabelos,você deve utilizar escovas ou pentes de madeira que retirem a eletricidade estática após a escovação.
-Para fixar melhor os cachos,após a escovar os cabelos,aplique sprays nas cerdas de uma escova térmica de duas alturas e fixe a mesma na mecha a ser trabalhada.Lance ar quente para dar forma e depois lance ar frio para fixar essa forma.Finalize o trabalho aplicando reparador de pontas.
-Para facilitar a escovação seque 70% da umidade dos cabelos antes de escová-los,pois estes só terão forma após estarem totalmente secos.
-Para retirar a forma antiga do cabelo e poder trabalhar no mesmo,você deve utilizar o ar quente que amolece a queratina dos cabelos.
-Para fixar a nova forma nos cabelos,utilize o jato de ar frio que endurece a queratina e sela as cutículas.
-Para diminuir o volume dos cabelos,use a escova por cima dos cabelos.
-Para aumentar o volume dos cabelos,use a escova por baixo dos cabelos.
-Para evitar a queima do couro cabeludo use o secador a uma distancia de 10 a 20 cmdos fios e não mantenha o jato de ar em um mesmo local por muito tempo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS