By Tanya Rodrigues. Tecnologia do Blogger.

*Aplicando quimica nos cabelos(passo a passo)

Escolhido o produto a ser aplicado, devemos, antes de tudo, proceder ao teste de mecha.

São procedimentos determinantes para que possamos obter o efeito desejado:



- Manipulação do pente sobre os fios.


- Massagem nas mechas feita manualmente (enluvamento).


- Tempo de pausa, durante o qual o produto ficará em contato com os fios.


- Força do ativo químico


Ter cabelos alisados ou simplesmente relaxados vai depender destes fatores, nunca esqueça!

Por estarmos utilizando um produto químico em nossos cabelos, todos os cuidados pré e pós-químicos também devem ser observados, bem como a análise dos fios e o diagnóstico capilar.


Passo 1 – Ficar dois dias sem lavar os cabelos e usar produtos leave in ou sem enxágüe.



Passo 2 – Fazer o teste de mechas antes de começar o procedimento, para verificar a aceitação do produto nos cabelos.



Passo 3 – Dividir os cabelos em quatro partes, duas laterais e duas na parte de trás da cabeça e prender os cabelos com um prendedor de cabelos.



Passo 4 – Com o produto preparado, comece a aplicação pela nuca com o uso de um pincel, mecha a mecha (as mechas devem ser finas). Preste atenção no efeito das mechas ao aplicar o produto; alguns cabelos reagem rapidamente. É preciso aplicar o produto no menor tempo possível. Exemplo: quinze minutos é o tempo em que o produto deve ser aplicado em todo o cabelo ou somente na raiz se for feito apenas o retoque. No decorrer da aplicação do produto, os cabelos devem ser processados, ou com o pente ou com as mãos, fazendo o enluvamento.



Passo 5 – Processado todo o cabelo, o produto deve permanecer um período em pausa (cerca de vinte minutos). Geralmente o fabricante informa, na bula, o tempo estimado de pausa conforme o tipo de cabelo. Esse fator também pode ser determinado no teste de mechas.


Passo 6 – Após o período de pausa, os cabelos devem ser lavados com água corrente, começando pela mecha de trás, próxima à nuca (onde ele foi aplicado primeiro). Neste momento, você já poderá observar a mudança na estrutura dos fios.

Obs: Sempre enxágüe bem os cabelos com água corrente em abundância ao retirar o produto químico dos fios. Enxágüe de 10 a 15 minutos; somente a água vai retirar todo produto dos cabelos.


Passo 7 – Removida toda a química dos fios, é preciso utilizar um produto pós-química. No caso do ativo utilizado ser da família dos hidróxidos, geralmente se utiliza um xampu indicador que deve acompanhar o produto e funciona da seguinte forma: em contato com os fios, na hora de lavar, a espuma deste produto deve sair branca; caso ela fique colorida (geralmente de cor-de-rosa), o xampu está indicando que ainda existe resquício de produtos químicos a serem removidos. Neste caso, os cabelos precisam de mais enxágüe. Faça isso e repita a operação até que a espuma do produto saia completamente branca.


Na utilização do ativo de tioglicolato de amônia ou de seus derivados, após o enxágüe e retirada do produto, deve ser utilizado o neutralizante. Neste caso, o xampu indicador é substituído pelo neutralizante, que deve ficar em contato com os fios de 10 a 15 minutos. O neutralizante é que vai interromper a ação do ativo químico. A seguir, enxágüe bem os cabelos para retirar o neutralizante.

Obs: Assim como o xampu indicador nos informa sobre resquícios de produtos nos cabelos, através da espuma rosa, o neutralizante nos indica esquentando as partes da cabeça onde ainda existe resíduo de produto. Portanto, ao utilizar o neutralizante, observe se em algumas partes da cabeça, há um aquecimento e, caso isso ocorra, volte a enxaguar bem os cabelos e, após, reaplique o neutralizante até que não esquente mais em contato com os fios.


Passo 8 – Após o procedimento químico, é aconselhável o uso de uma máscara hidratante. Desta forma, vamos manter o pH dos cabelos equilibrado, condicionando os fios e fechando suas escamas.


Este é o procedimento básico de aplicação de um ativo químico nos cabelos, seja para alisar ou relaxar. Alguns fatores como o estado dos fios e seu grau de enrolamento é que vão determinar o ativo a ser utilizado, o tempo de pausa e a técnica indicada.

É recomendado um intervalo de pelo menos três meses entre uma e outra aplicação química de relaxamento ou alisamento nos cabelos.

 Aplicando química nos cabelos, passo a passo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS