By Tanya Rodrigues. Tecnologia do Blogger.

*A Estrutura da Fibra Capilar

A Estrutura da Fibra Capilar






Os aminoácidos são os alimentos para as células vivas da camada germinativa e estão presentes em toda a haste capilar que, por sua vez, é composta de uma proteína: a queratina. Esta estrutura é bastante complexa. Todo profissional deve conhecê-la.


Sabemos que os aminoácidos estão presentes na fibra capilar e que, quando combinados entre si, formam as proteínas. Nos cabelos, a partir dos aminoácidos, tudo mais que existir, será proteína. Por isso, é correto afirmar que, na fibra capilar, há diferentes qualidades de queratina.


A estrutura capilar é semelhante à estrutura de uma corda de sisal. Ao olharmos de frente, percebemos que ela é composta de milhões de linhas trançadas. O fio de cabelo, por sua vez, é composto de milhões e milhões de fibras trançadas entre si.


Entre os milhões de fibras presentes no córtex, existem milhões de ligações químicas. Em função desta estrutura específica, o córtex apresenta propriedades físicas e químicas que estão diretamente relacionadas a ele.


Podemos citar como propriedades inerentes ao córtex:


1-Força
2-Elasticidade
3-Densidade
4-Textura
5-Qualidade
6-Curvatura
7-Porosidade


Estas propriedades estão presentes em todos os cabelos, em maior ou menor proporção, conforme o estado ou a condição da fibra.


Em qualquer tipo de cabelo, seja liso, crespo ou ondulado, o cosmético, para ser considerado de alta qualidade, necessita transpor a camada cuticular, penetrar no córtex (região interna da fibra) e agir sobre as ligações químicas existentes entre as macro e microfibrilas. Quando conseguirmos que o produto penetre no córtex, estamos verdadeiramente tratando os cabelos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS