By Tanya Rodrigues. Tecnologia do Blogger.

* Agentes Redutores


Agem sobre as ligações de coesão da estrutura dos fios, tornando a fibra momentaneamente como um plástico amolecido sem elasticidade. As ligações são covalentes dissulfídicas (cistina)ou ligações de hidrogênio (salinas).
A quebra das ligações de cistina e da subsequente conduz a uma deformação permanente, que é a forma final que será dada aos cabelos. Através de estudos, é demonstrado que ,em qualquer condição de redução, o número de ligações rompidas não ultrapassam o percentual de 65% a 70%.
Após essa etapa, passamos para a fase da oxidação(neutralizante),permitindo a fixação da nova forma dos fios. Após a fase redutora, a oxidação restitui suas propriedades físicas iniciais ao refazer as pontes dissulfídicas entre cadeias de queratina, dando então a nova forma permanente dos cabelos.

ATENÇAO
Parte dessa cadeia não mais se religará,tornando as áreas da fibra capilar mais sensíveis à quebra.É importante lembra que a tarefa dos agentes redutores é amolecer os cabelos.A nova forma depende do trabalho mecânico(enluvar,pentear,enrolar).

 Compatibilidade

São compatíveis entre si produtos que contêm tioglicolato ou um outro agente redutor(ver TRANSFORMACAO).Esses agentes redutores,por serem alcalinos,abrem a cutícula do cabelo e agem no córtex.Cabelos tratados com tioglicolato não poderão  receber hidróxidos

alcalinos,devido à incompatibilidade química,causando quebra capilar.Para que se posa mudar o tratamento é necessário cortar todo o cabelo e aguardar o nascimento dos fios.
Incompatibilidade
Hidróxidos Alcalinos
Henna
Descolorante
Loções progressivas
Alisamento físico
Coloração com H2 O2 acima de 30 volumes
Henê(pirogalol)
NOTA
Neutralizantes
Geralm,ente são usados os que contém H2 O2(Peróxido de Hidrogênio) em pH ácido,em forma líquida opu viscosacom ou sem ação espumosa.Refazem as ligações dissulf´dicas e ainda fecham as cutículas.Alguns poderão conter Bromato de Sódio ou Perborato de Sódio
Tempo de ação :No relaxamento,de 10 a 15min.No permanete,10 minutos na 1° etapa e 5 minutos na 2° etapa
  


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS