By Tanya Rodrigues. Tecnologia do Blogger.

*Alisamento e relaxamento *Técnicas*


Técnicas de aplicaçao
ALISAMENTO E RELAXAMENTO
Entende-se por alisamento dos cabelos ou antionização ou procedimento pelo qual os cabelos ondulados ou crespos são alisados, de uma maneira durável, através da reestruturação do fio.
Os processos de alisamento e relaxamento podem ser executados tanto com hidróxidos,quanto com agentes redutores8tioglicolato).O profissional deve estar atento,pois os tipos de ativos são incompatíveis entre si.
No caso do procedimento com uso de agente redutor(tioglicolato),o profissional deve tomar alguns cuidados para obter o resultado esperado.Isto porque,diferente dos hidróxidos,este ativo necessita de um agente oxidativo(neutralizante)que fixará a nova forma.
No processo de relaxamento o cabelo deve ser processado de forma mais suave,pois o objetivo é preservar os cachos,apenas reduzindo seu volume.

Aplicação de 2% a 4% de Hidróxido de Sódio

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faça o teste de mechas.
4-Aplique creme protetor no couro cabeludo, testa, orelhas e nuca.
5-Divida o cabelo em 4 partes.
6-Aplique o produto com auxílio de um pente ou pincel, mecha por mecha, sem encostar no couro cabeludo. Inicie a aplicação  na nuca e finalize na região frontal, em sentido horário.
7-Trabalhe mecanicamente, penteando as mechas ou enluvando.
8-Aguarde o tempo necessário(determinado pelo teste de mechas)e enxague,de preferencia com água morna.Se houver algum tipo de irritação ,enxague com água fria que funciona como lenitivo,isto é,abranda e suaviza a ardência.
9-Use um reestruturador/recosntrutor,ou qualquer produto que contenha proteínas,com a finalidade de revitalizar profundamente os cabelos.Siga as instruções complementares da bula.

OBS.:
Essa aplicação poderá ser feita em duas etapas,de acordo com a habilidade do profissional.
1° Etapa:Os dois quadrantes localizados a região da nuca.
2° Etapa: Os dois quadrantes localizados na região frontal.
Em cada etapa o profissional deverá seguir a mesma sequencia de aplicação.


Aplicando acima de 4% de Hidróxido de Sódio

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faca o teste de mechas.
4-Aplique creme protetor no couro cabeludo, testa, orelhas e nuca.
5-Divida os cabelos em 8 partes.
6- Aplique o produto com auxilio de um pente ou pincel nas duas partes da nuca, sem encostar no couro cabeludo.
7-Penteie levemente a fim de distribuir em o produto, certificando-se que o produto não atingirá o couro cabeludo. O que restar no pente deverá ser reaplicado nos cabelos até o momento da lavagem.
8-Quando os cabelos se apresentam lisos e flexíveis, lavar as duas divisões com água morna ou fria.
9-Não molhe as outras divisões.
10-Prossiga a aplicação e todas as partes até o final.
11-Enxague,de preferencia com água morna.Se houver algum tipo de irritação,enxague com água fria que funciona como lenitivo.
12-Use um reestruturador/recosntrutor,ou qualquer produto que contenha proteínas,com a finalidade de revitalizar profundamente os cabelos.Siga as instruções complementares da bula.

Aplicação de produtos à base de Guanidina e Lítio

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faça o teste de mechas.
4-Aplique creme protetor no couro cabeludo, testa, orelhas e nuca(opcional).
5-Divida os cabelos em 4 partes
6-Aplique o produto com auxílio de um pente ou pincel em sentido horário começando pela nuca, sem encostar no couro cabeludo.
7-Trabalhe mecanicamente, começando  pela primeira divisão da nuca, por onde começou a aplicar o produto.
8-Aguarde o tempo necessário determinado pela bula e a reação dos cabelos. Evite ultrapassar o tempo determinado pelo teste de mechas.
9-Enxague e use reestruturador7recosntrutor,ou qualquer produto que contenha proteínas,com a finalidade de revitalizar profundamente os cabelos.
10-Siga as instruções complementares da bula.

Aplicação de Tioglicolato

1-Proceda a análise dos cabelos.
2-Calce as luvas.
3-Faca o teste de mechas.
4-Diivida os cabelos em 4 partes, de orelha a orelha, da região frontal à nuca.
5-Comece a aplicação com pente ou pincel, partindo da primeira parte na nuca, depositando o produto por todos os quadrantes. Apesar de não arder, evite encostar no couro cabeludo durante o processo de aplicação.
6-Retorne ao primeiro quadrante e trabalhe mecanicamente (enluvando-o).
7-Aguarde o tempo de ação descrito na bula ou indicado pelo teste de mechas.
8-Enxague muito bem e retire o excesso de água com uma toalha.
9-Aplique um reestruturador e deixe o cabelo agir por aproximadamente 10 minutos.
10-Enxague o reestruturador.
11-Aplique o neutralizante e deixe agir por 10 miinutos.
12-Enxague o neutralizante e siga as orientações complementares da bula do produto.
13-Enxague com shampoo e retive o excesso de água com uma toalha.Se possível use um shampoo indicador de uma linha de tioglicolato.

OBS:
É importante para a realização de um trabalho com Tioglicolato,que o profissional respeite sempre a direção nascente dos fios dos  cabelos e os redemoinhos.

ATENCAO
·         Se os cabelos esquentarem é sinal de que não foram bem lavados.Neste caso,enxague imediatamente,retire o excesso de água com uma toalha e neutralize novamente por mais 10 minutos.Lave com shampoo e condicione.Se possível use um creme sem enxague que contenha queratina e proceda a manutenção correspondente.
·         A utilização de uma linha de manutenção adequada e as visitas frequentes ao profissional de beleza para hidratação intensiva e corte das pontas(para fortalecimento dos fios)são indispensáveis ao sucesso do próximo relaxamento.Dietas,estress,uso de medicamentos,alterações hormonais e muitos outros fatores podem contribuir para uma diminuição de velocidade do cerscimento capilar,ou para o surgimento de fios frágeis e quebradiços.Estes podem ser facilmente detectados pelo teste de resistência.A avaliação do cabeleireiro e o teste de mechas são indispensáveis.

TEXTURIZACAO

É a técnica de relaxar suavemente cabelos muito curtos, geralmente usado nos cabelos masculinos.Aplica-se relaxante em todas as áreas da cabeça e solte os cachos.Trabalhe mecanicamente de acordo com o gosto do cliente.Finalize o processo de aplicação seguindo as instruções dos passos,8,9 e 10 para aplicações à base de guanidina e Lítio.
.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS